Reeleição nos EUA: Obama em discurso de vitória

07/11/2012 18:26

Reeleição nos EUA: Obama em discurso de vitória

 

 
A reeleição de Obama nesta madrugada de 4ª feira, 07/11, altura em que a estação norte – americana, CNN, projectou que o recandidato ganhou o Estado-chave do Ohio, ultrapassando assim os 270 votos do colégio eleitoral necessários para garantir a eleição.

A vitória na Virgínia dá a Obama um total de 303 “grandes votos”. Romney tem para já 203.

Obama venceu assim nos Estados considerados-chave Virgínia, Ohio, Pensilvânia, Wisconsin e New Hampshire. O Wisconsin é aliás o estado natal do candidato a vice-presidente republicano, Paul Ryan.

À Califórnia, Washington, Havai, Iowa, Novo México, Oregon, Nevada e Colorado, o presidente conquistou ainda o Maine, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Illinois, Maryland, Vermont, Michigan, Delaware, Nova Iorque, Nova Jérsia, Minnesota e DC.

O candidato republicano ganhou os Estados do Idaho, Montana e Carolina do Norte (este último estava em dúvida há varias horas), além do Utah, Oklahoma, Carolina do Norte, Virgínia Ocidental, Indiana, Geórgia, Kentucky, Tenessee, Arkansas, Alabama, Kansas, Louisiana, Nebraska, Dacota do Norte, Dacota do Sul, Texas, Wyoming, Mississipi e Missouri, além dos referidos Idaho, Montana e Carolina do Norte.

Entretanto, o facto das perspectivas macroeconómicas nos Estados Unidos da América apontarem para uma subida nos últimos dias, contribuiu muito para que o Presidente, Obama conseguisse vencer as eleições presidenciais de 2012, registou a Rádio Nacional de Angola.

António Luvualu, formado em Relações Internacionais fez este pronunciamento à RNA, após a publicação das últimas projecções da estação norte – americana CNN, nesta madrugada, que dão vitória a Barack Obama, tendo igualmente referido que, grande parte do debate político nos Estados Unidos da América, baseou-se na economia real.

“Durante estes últimos quatro anos, nós vimos que os Estados Unidos da América mergulhou numa crise profunda também muito por arrasto da situação europeia, porque a Europa é o maior mercado dos Estados Unidos da América, apesar de que agora o país mudou o seu foco da Europa para Ásia ou para a região do pacífico, porque o seu maior concorrente nos dias de hoje é a China”.

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.