Mercado imobiliário informal com queda de preços na Ingombota

18/07/2013 11:56
Mercado imobiliário informal com queda de preços na Ingombota
16-07-2013 | Fonte: Angop
O mercado imobiliário informal no distrito urbano da Ingombota, província de Luanda, começou a registar uma queda de preços na venda e arrendamento de residências, depois da abertura das novas centralidades.


Em entrevistas efectuadas hoje, terça-feira, pela Angop a intermediários na venda e arrendamento de residências, estes disseram que nos últimos meses os preços dos imóveis "seguem em queda", nesta zona baixa da cidade de Luanda.



Para José Pedro, o negócio de venda e arrendamentos de casas diminuiu consideravelmente, principalmente, nos últimos seis meses, e espera-se uma queda mais acentuada com a construção e abertura da segunda fase das novas centralidades.



O intermediário acredita que a queda do preço dos imóveis deverá acontecer nas restantes províncias onde estão a ser construídas novas centralidades, porque a oferta deverá ser em maior número do que a procura.



João Manuel, que também se dedica ao negócio, disse que muitos colegas seus abandonaram a actividade depois da divulgação, por parte do Executivo, dos novos preços e modalidades de pagamento nas centralidades do Kilamba, Cacuaco, 44, Capari e Zango.



"Existem pessoas que preferem procurar residências contactando as imobiliárias oficiais, e depois da abertura do Kilamba estes serviços que pareciam estar inibidos a alguns anos, devido ao elevado preço das habitações, ressurgiu fazendo frente aos intermediários informais", disse.



Segundo o intermediário José Mendes, “uma casa que antes podia ser arrendada por 10 mil dólares mês, hoje fica por menos de três mil e é possível que o preço caia ainda para menos nos próximos meses".



Por exemplo um apartamento no Bairro do Patrice Lumunba com cinco divisões, que era comercializado a cerca de 500 mil dólares americanos, actualmente pode-se encontra por aproximadamente 150 mil e com pouca procura.



Com cerca de 400 mil habitantes o distrito urbano da Ingombota é constituído pelos bairros do Maculusso, Patrice Lumumba, Ilha do Cabo, Kinanga e Ingombota (sede) e ocupa aproximadamente 50 por centos da zona urbana da capital angolana.
Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.