UNICEF lança apelo para ajudar vítimas da seca em Angola e na Namíbia

18/07/2013 11:40
UNICEF lança apelo para ajudar vítimas da seca em Angola e na Namíbia
17-07-2013 | Fonte: Rádio ONU
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou esta terça-feira um apelo, através da rádio ONU, para angariar 22 milhões de dólares para ajudar as populações afectadas pela seca em Angola e na Namíbia, avança a agência Lusa.

Segundo a UNICEF, apesar de a situação de emergência estar ainda numa fase inicial é previsível que venha a agravar-se, sendo por isso necessária "ajuda urgente" para apoiar as populações afectadas, particularmente mulheres e crianças.

O objectivo é evitar o surgimento de uma crise alimentar e de saúde provocada pela seca nos dois países.

"Vamos focar-nos na prevenção e no tratamento da subnutrição e das doenças. Na Namíbia, há cerca de 778 mil pessoas, incluindo 109 mil crianças com menos de cinco anos, que correm riscos de subnutrição após três décadas de fracas estações de chuvas", disse Patrick McCormick, porta-voz da UNICEF em Genebra.

"Do mesmo modo, Angola atravessa uma estação seca prolongada e milhões de crianças serão potencialmente afectadas pela seca. Os níveis de água estão a baixar rapidamente e cerca de 40 a 50 por cento dos pontos de água estão secos", prosseguiu.

Para responder a esta situação, a UNICEF Namíbia estima que sejam necessários 7,4 milhões de dólares (cerca de 5,6 milhões de euros), enquanto a UNICEF Angola pretende angariar 14,3 milhões de euros (cerca de 10,8 milhões de euros).
Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.