Autor diz que Facebook deixou de ser sexy e prevê o seu fim

18/07/2013 12:41
28 de Junho, 2013
O autor Pedro Barbosa antecipa, no livro “The End of Facebook?”, a pré-lançar no sábado, o “fim do Facebook” nos moldes actuais, sustentando que a rede social está a tornar-se “aborrecida, envelhecida e dramática”.

Editado pela Vida Económica em formato ‘microbook’, o ‘e-book’ de Pedro Barbosa baseou-se numa rede de ‘crowdsourcing’ composta por pessoas de 46 países de várias classes sociais, idades, sexo e estilos de vida, que “partilharam exemplos e testemunhos que levam à definição de cenários e mostram caminhos para o futuro, descodificando comportamentos e desenhando uma nova realidade para o Facebook e para os utilizadores de redes sociais”.

Embora não antecipe verdadeiramente o fim do Facebook, que “veio para ficar, para o bem e o para o mal”, o livro – que será pré-lançado durante o Social Media Day, que decorre no sábado em Matosinhos - prevê, “sem dúvida alguma”, o fim da rede social nos moldes em que é hoje conhecida.

“Uma nova tendência de abandono do Facebook nasceu para ficar e crescerá de forma importante, ao mesmo tempo que novos utilizadores em países emergentes escondem esse facto e fazem com que o Facebook continue a crescer a nível global”, sustenta.

De acordo com Pedro Barbosa, assiste-se atualmente ao crescimento de uma “contra tendência ‘unsocial’ como forma de viver mais a vida real e menos a ‘vida online’”. Por outro lado, “uma parte dos utilizadores está a ficar entediada com a frequência desta rede social”.

“É nas contra tendências, que partem de pequenos nichos, que descobrirmos a inflexão do movimento, que depois se torna ‘mainstream’. E o novo movimento é este: o Facebook está a tornar-se aborrecido, envelhecido e dramático. Está a ficar ‘uncool’. Deixou de ser ‘sexy’”, refere o autor que, curiosamente, é ‘cummunity manager’ de algumas das maiores comunidades naquela rede social.

Para além de divulgar as redes e aplicações para onde as pessoas que saem do Facebook estão a migrar, o livro aborda os novos comportamentos dos consumidores nesta rede social, as razões que estão por detrás destes comportamentos e o impacto destes movimentos no espetro do mundo digital.

“Se o título do livro tem ainda algo de inesperado ou intrigante, o interior do mesmo porá a descoberto como os fenómenos familiares e intergeracionais, a relação entre ‘teenagers’, o narcisismo exacerbado e os efeitos do ‘oversharing’ nos surpreenderão, conduzindo a um novo e inédito estado de compreensão tanto das redes sociais como do comportamento humano”, prossegue.

Segundo o autor, o “desgaste” do Facebook advém dos próprios conteúdos da rede, colocados pelos utilizadores.

“Esta é a inesperada nova realidade: por mais perfeita que seja a equipa de Palo Alto, pouco pode fazer para evitar as pessoas de tornarem o Facebook no que se está a tornar – uma valente e inegável seca. E o pouco que podem fazer (filtros de relevância mais eficazes que evitassem ‘feeds’ tão monocromáticos), não fizeram, porque sempre assumiram que as pessoas são interessantes, ignorando o contexto das relações familiares e intergeracionais, desprezando o efeito do narcisismo exagerado, subvalorizando as consequências do ‘oversharing’”, conclui.

Lusa/SOL

 

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