ÁREA SOCIAL

06/07/2006 09:40

 

 

 

ÁREA SOCIAL

 


Falar da educação em Angola é abordar um problema que merece aconcertação de todos os angolanos, por várias razões: a questão da escassez bibliográfica, o fraco conhecimento da cultura angolana por parte da classe juvenil e não só, o fraco conhecimento linguístico .


ÁREA DO ENSINO

 
 

Falando da escolarização em Angola, diremos que todo o tempo em que o português foi colonizando Angola, nunca se interessou pela formação do homem. Foi sobretudo a Igreja que, apesar de em parte ter servido como prampolim para a penetração do colonialismo, ao menos se interessou pela formação dos angolanos, embora esta formação se revestisse de cracter interesseiro, visando formar “trbalhadores para sua messe”. Quanto ao sistema colonial em si, só a partir dos princípios do século XIX começou a colocar centros escolares em grandes aglomerações, tais como Luanda, Benguela, Huambo e Lubango, claro, com interesse fundamental de responder às suas necessidade. A medida que os portugueses foram penetrando em todo o território angolanos, as escolas também se foram estendendo, sempre na satisfação das necessidades escolares dos seus filhos. Até na década de 50, a escola já existia em todos os distritos de Angola. Até 1965 já havia Ensino Superior em Luanda Huambo e Lubango. No período pós independência a educação sofreu revezes tremendos.


 Perigos do consumo do ácool e do tabaco

 

 

O uso das drogas tem sido a causa da morte de muitos jovens e mesmo crianças. Existem dois tipos de drogas:as drogas autorizadas, como as bebidas acoólicas e o tabaco, e as drogas não autorizadas, como a liamba,a cocaína, o haxixe e outras drogas muito perigosas. O uso do tabaco e de outras drogas não é aconselhável para os adolecente.

O ácool também é uma droga muito prejudicial, apesar de ser vendida em qualquer loja, supermercado e outros lugares comerciais. Já a liamba o haxixe, a cocaína e outras drogas perigosas são vendidas às escondidas das autoridades nacionais e internacionais. É proibido  vender drogas porque destroem a vida das pessoas de uma forma muito traiçoeira. Quem entra no mundo da droga não consegue sair dele; o fim é a morte.

 

As bebidas alcoólicas também são drogas que destroem mais lentamente. Chefes de família não cumprem com as suas obrigações de a educar e sustentar.

 O abuso do álcool chama-se alcoolismo e em muitos casos provoca doenças graves ou morte. Os filhos de pais alcoólicos nascem muitas vezes com doenças graves. Os indivíduos viciados na drogas chama-se toxicodependentes

A bebida e o tabaco prejudicam a saúde.


HIGIENE DA CIRCULAÇÃO

 Quando se partica uma boa acção fica-se alegre. Para se praticar uma boa acção e ficar alegre é necessário ter amor ao próximo. Isto quer dizer que todo aquele que se aproxima de nós deve ser tratado como nosso irmão, nosso pai, nossa mãe, nosso tio ou tia, nosso avô ou avó. Só assim nos sentimos bem e felizes todos os dias e os nosso rostos tornam-se mais bonitos

AS pessoas adultas ou crianças e jovens devem:Evitar as bebidas acoólicas, o tabaco, o sal, as gorduras e o açúcar.Fazer diariamente exercícios físicos e percusos a pé. Não usar roupas, pressão elástica,cintos, relógios, pulseiras e sapatos apertados. As pessoas não devem consumir bebidas acoólicas nem fumo para evitar problemas na circulação sanguínea e também porque estes elementos atacam o cérebro, retardado o seu funcionamento.

Os adultos também não devem fazer muito uso da bebidas acoólicas para não descontrolarem o seu relacionamento com a família, colegas de serviço e vizinhos.

Quando se partica uma boa acção fica-se alegre. Para se praticar uma boa acção e ficar alegre é necessário ter amor ao próximo. Isto quer dizer que todo aquele que se aproxima de nós deve ser tratado como nosso irmão, nosso pai, nossa mãe, nosso tio ou tia, nosso avô ou avó. Só assim nos sentimos bem e felizes todos os dias e os nosso rostos tornam-se mais bonitos.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.


 

 

 


 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.