“ Conexões” oferece boleia a Zuleica Wilson

13/11/2014 17:59

“ Conexões” oferece boleia a Zuleica Wilson

Não perca este sábado

Zuleika Wilson

Quim Fasano recebe a Miss Angola 2014, Zuleica Wilson no 'Candongueiro' dia 15 de Novembro. Numa conversa descontraída, ela fala das mudanças que aconteceram na sua vida e das responsabilidades de uma Miss. No concurso de beleza Zuleica Wilson representou a província de Cabinda e defendeu a causa do combate às drogas.

A modelo explica ao apresentador que ser Miss é mais do que carregar um título. “Não é apenas carregar uma coroa, mas sim uma vontade de trabalhar em prol de temas e problemáticas do País.”, diz a Miss.

Também no “Conexões” desta semana, o telespectador será convidado a entrar no universo sonoro do percussionista pernambucano Nana Vasconcelos, considerado o maior do mundo pela revista americana Down Beat, uma das mais respeitadas publicações no ramo do Jazz, Blues e outros estilos. Com mais de 45 anos de carreira, o músico vencedor de oito Grammy´s latinos é categórico em afirmar que a origem das suas músicas, bem como os ritmos brasileiros são provenientes de África .

A apresentadora Jaqueline Saluvo é recebida por Nana em sua casa no bairro do Rosarinho, Zona - Norte do Recife. Numa conversa informal, ele fala sobre a importância das raízes africanas para a formação cultural do Brasil. “O continente africano é a espinha dorsal da cultura brasileira”, diz Nana. Dono de uma colecção de instrumentos musicais, Nana dá a conhecer as possibilidades sonoras de alguns deles e comenta, orgulhoso, sobre o seu projecto “Língua mãe”, que uniu crianças oriundas de Angola, de Portugal e do Brasil em Brasília para um concerto regido pelo percussionista no ano de 2011.

No “Universo da Chiquinha” , o tema em destaque é o impacto causado pelos mídias nas necessidades, nos anseios e na auto-estima da mulher negra. Contos de fada, novelas e publicidade são alguns dos assuntos tratados pela artista nesta edição.

No quadro ‘Idas e vidas’, o argelino Mohamed Feddal fala sobre a sua paixão pela cidade de Salvador e de como veio parar ao Brasil. Mohamed é corretor de imóveis e amante de actividade física. Apesar de ter nascido na Argélia, o africano foi criado em França, mas sem deixar de lado as tradições árabes. Ele relembra o seu processo de adaptação ao Brasil e compara as semelhanças culturais entre a Bahia e a sua terra natal. “ AS minhas origens misturam-se um pouco com a Bahia. Tem alguns cheiros aqui que me fazem lembrar a África”, revela o Mohamed.

Para terminar o programa, o fotógrafo brasileiro Christian Cravo apresenta a sua exposição “Luz e Sombra” na qual lança um olhar artístico sob a África selvagem. As suas fotografias estão expostas no Palacete das Artes em Salvador, Bahia, e são fruto de um trabalho de quatro anos de viagens pelo continente. Filho de um fotógrafo e neto de um escultor, Christian revela a sua herança artística, além de contar as histórias e as técnicas que estão por trás de cada foto.

 

SAPO

13/11/2014

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.