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Data | 01/05/2012 |
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De | PF |
Assunto | VISAO |
VISÃO BANCARIA DA EDUCAÇÃO
2006-07-05 20:08
A VISÃO BANCARIA DA EDUCAÇÃO
Se o educador é aquele que sabe, se o alunos são os que não sabem , cabe ao primeiro dar , entregar, transmitir, tranferir seu saber aos segundos. E este saber não é mais aquele da experiencia vivida , mas sim o da experiencia narrada ou transmitida.
Não é de supreender , então, que nesta visão bancária da educação os homens sejam considerados como seres destinados a se adaptar, a se ajustar, Quanto mais os alunos se empenham em arquivar os depósitos que lhes são entregues, tanto menos eles desenvolvem em si a consciéncia crítica que lhes permitiria inserir-se no mundo como agentes de sua transformação, como sujeitos.
Quanto mais se lhes impõe a passividade, tanto mais, de maneira primária, ao invés de transformaro mundo, eles tendem a se adaptar á realidade fragmentada contida nos depósitos recebidos.
Importância da sociologia da Educação para o educador
sociologia da Educação é uma disciplina fundamental para o educador. Ela abre o horizonte para a compreensão da vida social em si: esclarece o processo educativo e as relaçães entre a escola e a sociedade, e analisa a escola como grupo social e sua estrutura interna (nascida da convivência entre educandos e educadores), que escapa ao administrador e só pode ser compreendida através da análise sociológica da escola.
A sociologia da educação também explica a influência da escola no cmportamento e na personalidade de seus membros, estuda os padrões de interação entre escola e demais grupo sociais da comunidade e analisa os sistemas escolares á luz dos sistemas sociais permitindo, com base em estudos da realidade social, que se compreenda o papel da educação na sociedade e em seu desenvolvimento e que se proponham reformas educacionais, com base nesses alicerces cientificos.
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